Plano de classificação

Padula, Antonio. 1858-1928

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Padula, Antonio. 1858-1928

Detalhes do registo

Nível

Registo de autoridade   Registo de autoridade

Tipo de entidade

Código

AP1

Forma autorizada de nome

Padula, Antonio. 1858-1928

Datas de existência

1858-08-13  a  1928 

História administrativa/biográfica/familiar

Antonio Padula nasceu em Nápoles a 13 de agosto de 1858 e faleceu na mesma cidade em 1928. Desde jovem desenvolveu particular interesse pela história de Portugal, vindo a escrever um considerável número de obras e estudos sobre Portugal. Licenciou-se em Letras pelo Liceu de Livorno e doutorou-se em Letras pela Universidade do Estado de Dakota (EUA), onde ensinou. Foi jornalista e colaborador regular da imprensa da época, professor de Esperanto e membro da Comissão Régia de Heráldica de Nápoles. Além disso, durante vários anos trabalhou na Administração Fiscal de Itália. Foi diretor da Biblioteca da Sociedade Napolitana de História Pátria e bibliotecário honorário da Biblioteca Ernesto Palumbo de História, Ciências, Letras e Artes. Representou Portugal no Congresso Internacional de Ciências Históricas de 1903. Fundou em 1902 a Sociedade Luís de Camões de Nápoles, dedicada à promoção dos estudos portugueses em Itália. Foi membro de um considerável número de academias e outras sociedades científicas, entre as quais: a Academia Pontaniana de Nápoles, a Real Academia de Ciências, Letras e Artes de Palermo, a Pontifícia Academia Tiberina de Roma, a Instituto de Coimbra, o Sociedade de Geografia de Lisboa, a Academia Leonardo Da Vinci, a Academia Cosentina, a Real Academia da História (Espanha), a Real Sociedade de Ciências, Letras e Artes (Londres) e a Academia da História (Venezuela).Recebeu diversas condecorações, entre as quais a de grande oficial da Ordem da Coroa de Itália, comendador da Ordem de São Maurício e São Lázaro, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, comendador da Ordem de Cristo, grande oficial da Ordem de Santiago da Espada e comendador da Ordem de Isabel A Católica, entre outras. Recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade Hispano-Americana de Santa Fé de Bogotá.Na Academia das Ciências de Lisboa terá sido eleito sócio correspondente estrangeiro da classe de Ciências Morais, Políticas e Belas Letras a 8 de abril de 1897. O Livro de Secretaria 20B, que registas as atas da segunda classe de 1897 não referencia ata de sessão realizada a 8 de abril desse ano, porém outros instrumentos referem a data de admissão do sócio como tendo sido essa.

Notas de arquivista

Descrição elaborada por José Rocha Fontes utilizadas para a História administrativa/biográfica/familiar:ACL - Sócios da Academia Real das Ciências: Sócios Honorários, Sócios Eméritos, Sócios de Mérito, Socios Efetivos, Socios Correspondentes, Associados Provinciais, Sócios Correspondentes Estrangeiros, Vice-Presidentes da Academia e Secretários Gerais, Presidentes da Academia e Vice-Secretario Geral. Cota: Livro de Secretaria 13B, f. 89v.

Relações com registos de autoridade

Relações com registos de autoridade
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeAcademia das Ciências de Lisboa. 1779- Sócio correspondente estrangeiro: 1897-04-08. Classe de Ciências Morais, Políticas e Belas Letras ACL Associativa - Sócio(a) 1897-02-25/1928

Relações com registos de descrição

Relações com registos de descrição
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
ProcessoAntonio Padula (1858-1928) PT/ACL/ACL/C/001/1897-04-08/AP Produtor