Neves, João Alberto Pereira de Azevedo. 1877-1955
Nível
Registo de autoridade
Código
JAPAN
Forma autorizada de nome
Neves, João Alberto Pereira de Azevedo. 1877-1955
Outras formas de nome
Azevedo Neves
Datas de existência
1877-05-12
a
1955-04-14
História administrativa/biográfica/familiar
João Alberto Pereira de Azevedo Neves nasceu em Angra do Heroísmo a 12 de maio de 1877 e faleceu em Lisboa a 14 de abril de 1955. Foi médico, professor de medicina e político. Licenciou-se em medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, prosseguindo estudos na Alemanha. Exerceu medicina no Hospital de São José. Ensinou Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Instituto de Medicina Legal e Toxicológica de Madrid. Enquanto académico, exerceu o cargo de reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Entre outras funções a seu cargo contam-se as de membro do Conselho Médico-Legal e vogal do Conselho Superior de Instrução Pública. Teve carreira política desempenhando funções de deputado às Cortes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Secretário de estado e ministro do Comércio e ministro dos Negócios Estrangeiros.Foi membro da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (a que presidiu), da Associação dos Médicos (a que presidiu), da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da Sociedade Portuguesa de Biologia, da Sociedade Portuguesa de Eugénica, do Instituto de Coimbra, da Sociedade de medicina e Cirurgia de São Paulo, da Sociedade de Medicina Legal de São Paulo, da Sociedade de Medicina Legal de Bueno Aires, da Associação Internacional de Estudo do Cancro (que dirigiu), da Deutsch-Ibero-Amerikanische Aerzte Akademie, da Kriminalbiologische Gesellschaft, da Internationale Akademie für das Ärztliche Fortbildungswesen, da Academie Internationale de Médicine Legale et Sociale e da Internationalle Tabakwissenschaftliche Gesellschaft.Foi agraciado com a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública, cavaleiro e oficial da ordem de Santiago. Foi também condecorado com a Cruz Vermelha alemã.Na Academia das Ciências de Lisboa foi eleito sócio correspondente da classe de Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais a 18 de julho de 1907, tendo passado a sócio efetivo a 1 de julho e 1920, integrando a 4.ª secção (Ciências Médicas). Na Academia foi: presidente em 1944, vice-presidente da academia e presidente da classe de Ciências em 1945 e membro do conselho administrativo de 1945 a 1948.
Notas de arquivista
Descrição elaborada por José Rocha Fontes utilizadas para a História administrativa/biográfica/familiar:ACL - Sócios da Academia Real das Ciências: Sócios Honorários, Sócios Eméritos, Sócios de Mérito, Socios Efetivos, Socios Correspondentes, Associados Provinciais, Sócios Correspondentes Estrangeiros, Vice-Presidentes da Academia e Secretários Gerais, Presidentes da Academia e Vice-Secretario Geral. Cota: Livro de Secretaria 13B, f. 25.
Relações com registos de autoridade
Relações com registos de autoridade
Academia das Ciências de Lisboa. 1779-
Sócio correspondente: 1907-07-18; sócio efetivo: 1929-04-18. Classe de Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais; 4.ª secção: Ciências Médicas; Cadeira: 13-C
|
ACL
|
Associativa - Sócio(a)
|
1907-07-18/1955-04-14
|
Relações com registos de descrição