Plano de classificação

Academia das Ciências de Lisboa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Academia das Ciências de Lisboa

Detalhes do registo

Nível

Entidade detentora   Entidade detentora

Código

ACL

Forma autorizada de nome

Academia das Ciências de Lisboa

Datas de existência

1779     

História administrativa/biográfica/familiar

A Academia das Ciências de Lisboa foi fundada a 24 de dezembro de 1779, com beneplácito da rainha D. Maria I. Entre os principais responsáveis e mentores da concretização deste projeto contam-se o 2.º Duque de Lafões, D. João Carlos de Bragança, e o abade José Correia da Serra. O conhecimento que ambos tinham do funcionamento de academias e sociedades congéneres europeias foi fundamental para a criação de uma instituição semelhante em Portugal. Também relevante foi o papel de Domingos Vandelli, cuja ligação ao ensino das ciências naturais na Universidade de Coimbra se revelou instrumental na definição da missão da Academia das Ciências, tendo em vista a demonstração da utilidade do conhecimento produzido pelos seus membros.Compunha-se inicialmente das Classes de Ciências Naturais, Ciências Exatas e Belas-Letras, com sócios efetivos e correspondentes, além de correspondentes estrangeiros. Após a instalação definitiva, em 1833, no Convento de Nossa Senhora de Jesus, da Ordem Terceira de S. Francisco (e depois da confirmação da posse das suas instalações na sequência da extinção dos conventos em 1834) a Academia reformulou os seus Estatutos (1851) e reorganizou-se em duas Classes, de Ciências e de Letras, que se mantêm até ao presente. A Academia das Ciências de Lisboa tem desempenhado papel ímpar no desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal. As coleções de publicações e Memórias editadas desde o arranque da sua atividade, são testemunho da história das ciências e das letras em Portugal, bem como da evolução do estado científico e cultural do país.Até finais do século XIX manteve atividades relevantes de ensino científico, prolongando a sua vocação e responsabilidade na promoção do conhecimento e dos saberes. E acolheu o nascimento de instituições que mais tarde se autonomizaram, nomeadamente a Instituição Vacínica (1811), a Comissão Geológica (1857) e o Curso Superior de Letras (1859).A História da Academia das Ciências de Lisboa ajuda a compreender as razões do lugar de relevo que ocupa no sistema de ciência e tecnologia em Portugal – uma instituição vocacionada para a promoção e divulgação da cultura científica, bem como para a demonstração da relevância das ciências e das letras para o desenvolvimento do país.Fonte: https://www.acad-ciencias.pt/academia/historia-da-academia/.

Estatuto legal

A Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição científica de utilidade pública, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, sob tutela do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Rege-se pelo Decreto-lei n.º 18/2022, de 19 de janeiro (Estatutos ACL) e pelo Regulamento n.º 503/2022, de 24 de maio.

Edíficios

Academia das Ciências de LisboaRua da Academia das Ciências, 191249-122 LisboaTelefone: 21 321 9730E-mail: geral@acad-ciencias.ptURL: https://www.acad-ciencias.pt/

Acervos arquivísticos e outros

A documentação conservada pelo Arquivo procede, das atividades desenvolvidas pela ACL desde a sua constituição. O património informacional produzido e acumulado até à atualidade é, portanto, reflexo da sua estrutura orgânica e do contexto científico que pauta a sua existência desde a sua fundação. Por sua vez, destaca-se também a documentação proveniente de arquivos e coleções pessoais resultantes de legados e aquisições que tem vindo a enriquecer a atividade de divulgação e educação científico-cultural que tem vindo a desenvolver.

Horário de funcionamento

Academia das Ciências de Lisboa: 2ª a 6ª das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 | Biblioteca e Arquivo Histórico: 2ª a 4ª das 10:00 às 17:00

Notas de arquivista

Descrição elaborada por Joana Gomes Soares e Maria Beatriz Merêncio.

Relações com registos de descrição

Relações com registos de descrição
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
ColeçãoAbel Acácio de Almeida Botelho PT/ACL/AAAB Entidade dententora
FundoAcademia das Ciências de Lisboa PT/ACL/ACL Entidade dententora
ColeçãoCarlos França PT/ACL/CF Entidade dententora
ColeçãoJosé Agrela da Câmara de Aguiar PT/ACL/JACA Entidade dententora
ColeçãoD. João Carlos de Bragança, 2.º Duque de Lafões PT/ACL/JCB Entidade dententora 2023