Museu

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Museu

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ACL/ACL/L

Tipo de título

Atribuído

Título

Museu

Datas de produção

1836  a  1857 

Dimensão e suporte

9 cx.

Extensões

9 Caixas

História administrativa/biográfica/familiar

O Museu da ACL, sucessivamente alimentado pelo colecionismo académico, reunia, além do seu próprio acervo, o espólio de Fr. José Mayne (1723-1792) e a coleção do Museu da Ajuda, cuja administração ficara a cargo da Academia. O Museu contava ainda com um escrivão na qualidade de funcionário subalterno, ao qual cabia: a escrituração do livro de contas, a elaboração de catálogos, a conservação de um livro de ponto e execução e processamento dos vencimentos. Perante as sucessivas incorporações, a incapacidade de a Academia administrar as coleções provenientes da Ajuda, pela falta de recursos humanos e financeiros, tornou-se evidente para os seus académicos que, desde 1854, colocaram a hipótese de reunir uma comissão destinada à sua transferência para a Escola Politécnica, o que se veio a efetivar quatro anos mais tarde na sequência do seu encerramento temporário, em 1855.Por resolução da Assembleia Geral de 15 de maio de 1930 foi determinada a organização de um "Museu Histórico" na ACL por António Ferrão, inspetor da Biblioteca da mesma instituição, a ser constituído por manuscritos autógrafos, objetos de uso literário, retratos e outros documentos dos seus sócios.

Âmbito e conteúdo

Inclui as seguintes tipologias documentais: correspondência, despesas, inventários, orçamentos, pareceres, recibos e regulamentos.

Notas

Surge também o seguinte título formal - Museu de Lisboa, Museu da Academia das Ciências e Museu Maynense.

Notas do arquivista

Nota do arquivistaCARVALHO, Rómulo de – Actividades científicas em Portugal no século XVIII. Évora: Universidade de Évora, 1996.