Museu
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/ACL/ACL/L
Tipo de título
Atribuído
Título
Museu
Datas de produção
1836
a
1857
Dimensão e suporte
9 cx.
História administrativa/biográfica/familiar
O Museu da ACL, sucessivamente alimentado pelo colecionismo académico, reunia, além do seu próprio acervo, o espólio de Fr. José Mayne (1723-1792) e a coleção do Museu da Ajuda, cuja administração ficara a cargo da Academia. O Museu contava ainda com um escrivão na qualidade de funcionário subalterno, ao qual cabia: a escrituração do livro de contas, a elaboração de catálogos, a conservação de um livro de ponto e execução e processamento dos vencimentos. Perante as sucessivas incorporações, a incapacidade de a Academia administrar as coleções provenientes da Ajuda, pela falta de recursos humanos e financeiros, tornou-se evidente para os seus académicos que, desde 1854, colocaram a hipótese de reunir uma comissão destinada à sua transferência para a Escola Politécnica, o que se veio a efetivar quatro anos mais tarde na sequência do seu encerramento temporário, em 1855.Por resolução da Assembleia Geral de 15 de maio de 1930 foi determinada a organização de um "Museu Histórico" na ACL por António Ferrão, inspetor da Biblioteca da mesma instituição, a ser constituído por manuscritos autógrafos, objetos de uso literário, retratos e outros documentos dos seus sócios.
Âmbito e conteúdo
Inclui as seguintes tipologias documentais: correspondência, despesas, inventários, orçamentos, pareceres, recibos e regulamentos.
Notas
Surge também o seguinte título formal - Museu de Lisboa, Museu da Academia das Ciências e Museu Maynense.
Notas do arquivista
Nota do arquivistaCARVALHO, Rómulo de – Actividades científicas em Portugal no século XVIII. Évora: Universidade de Évora, 1996.