Académicos
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/ACL/ACL/C/001
Tipo de título
Atribuído
Título
Académicos
Datas de produção
1779-12-24
Dimensão e suporte
Ca. 2.200 proc.
História custodial e arquivística
Série aberta. Os processos transitam para arquivo definitivo após a morte ou desvinculação do sócio.
Âmbito e conteúdo
Contém os processos dos académicos que já transitaram para o Arquivo Histórico. Maioritariamente, os processos são constituídos por fichas e outros elementos de cadastro do académico. Podem ainda incluir outras tipologias de documentos como sejam currículos, diplomas, retratos gravados, fotografias, propostas de admissão, cartas de confirmação ou agradecimento de eleição, cartas de confirmação ou agradecimento de mudança de categoria de sócio, cartas de óbito, recortes de imprensa, etc.
Sistema de organização
Os processos estão organizados e ordenados pela primeira data de admissão do sócio e, quando admitido mais do que um sócio na mesma data, pelo apelido.
Notas de publicação
Referência bibliográficaACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA - Dicionário Histórico-Biográfico da Academia das Ciências de Lisboa [Em linha]. [Consult. 3 Abr. 2024]. Disponível em WWW:<URL:https://dhb.acad-ciencias.pt >
Notas
Esta série está atualmente a ser objeto de reorganização e descrição arquivística, no que se inclui:a) identificação das pastas com os processos e respetiva ordenação de acordo com o sistema de organização definido;b) numeração dos documentos que integram cada processo;c) produção de metainformação descritiva (etiquetas com informação biográfica resumida para aposição nas pastas a identificar o processo, registo de descrição no software de descrição documental e criação e associação de registos de autoridade);d) pesquisa, revisão e validação de informação biográfica essencial e relativa ao percurso académico dos sócios;e) digitalização e associação das imagens aos registos de descrição.No âmbito deste procedimento optámos por criar processos para académicos para os quais não se conservava fisicamente o respetivo processo; tal permitirá que no final do procedimento haja um processo por cada académico, mesmo nos casos desses académicos cujos processos não foram criados durante o vínculo do académico à Academia ou, tendo sido então criados, não se conservavam na série quando do início da presente intervenção arquivística; além disso, permitirá a (re)integração nos processos de eventual documentação que se verifique estar dispersa e se justifique pertencer aos processos.Optou-se, dentre os tipos de relação disponíveis, pelo tipo de relação "Produtor", tendo em conta que o processo físico existe a partir da admissão da individualidade como académico.Pelo que acima se refere, dado corresponder a um procedimento em curso, presentemente há nesta série registos validados e por validar, com e sem imagens associadas, com e sem autoridades associadas.Como data inicial de produção convencionou-se a data de eleição do respetivo académico, mesmo que no processo não se conserve documentos dessa data.